Tipos de rugas

O envelhecimento é um processo lento, em constante evolução, e seus principais sinais são as rugas. E você sabe quais os tipos de rugas existentes?

As diferentes classes de rugas precisam de diferentes tipos de procedimentos estéticos. Entenda:

Rugas dinâmicas são ocasionadas pelos movimentos repetitivos de contração dos músculos faciais quando choramos, rimos ou ficamos assustados. Os músculos permanecem ligados a pele e a levam junto ao realizar os movimentos de expressão. A Toxina Botulínica é o tratamento padrão para este caso.

Rugas estáticas são aquelas linhas permanentes que podem ser visualizadas mesmo com a face em repouso. Decorrentes do envelhecimento da pele, ou seja, consequência do declínio das funções do tecido conjuntivo, por anos de repetição das rugas dinâmicas, e também por fatores de exposição solar, poluição e hábito de fumar. Podem ser minimizadas com diversos tratamentos, entre eles os peelings, tecnologias a laser, radiofrequência, infravermelho, preenchimentos.

Rugas gravitacionais  são causadas pela flacidez da pele e ação da gravidade, por exemplo, o sulco nasogeniano, popularmente conhecido como bigode chinês.

Rugas mistas aparecem devido aos dois fatores em conjunto, a ação da gravidade e do movimento.

Clinicamente, as rugas podem receber ainda outro tipo de classificação, além da descrita anteriormente: superficiais, que desaparecem com o estiramento da pele, e profundas, que não sofrem modificações com o estiramento.

Agende uma consulta estética e saiba como prevenir e tratar!

Por Aline Takeda – Biomédica esteta